quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ALEX SANT’ANNA


Alex Sant’Anna Nasceu em Ipiaú na Bahia e mora em Aracaju desde 1990. Sempre teve o sonho de ser músico, mas só ao chegar em Sergipe que começou a ter esse contato direto com a música, por isso que sempre fala que é Sergipano nascido na Bahia. Alex começou tocando numa banda de rock chamada “Vortical” em 93 assumindo o comando do baixo, tendo também Alysson na bateria, Amon na guitarra, e Mike no vocal. Ao mesmo tempo Alex “fazia” barzinho com Perla Bulhões e Ada Túlia. Desde o início, Alex se interessou por composição e por isso participou de diversos festivais como Novo canto, SesCanção, Prêmio Banese de Música entre outros. Em 2001 junto com Patrick e Márcio, montou a “NaurÊa”, que é o seu principal projeto hoje em dia. A "NaurÊa" é composta por Alex no triângulo, Patricktor4 no surdo e na caixa, Márcio de dona Litinha no vocal e no zabumba, Leo Airplane na sanfona, Abraão Gonzaga na guitarra, Aragão no cavaquinho, Alemão no baixo e Betinho Caixa D’Água na percussão.
Com a “NaurÊa” teve a oportunidade de participar de eventos importantes no Brasil como o Mercado Cultural em Salvador, Recbeat em Recife, Feira da Música Independente de Brasília, show no Panamericano do Rio de Janeiro. Fora do Brasil participou de eventos como show na programação oficial da Copa do Mundo da Alemanha no festival Summer Stage 2006, Juicy Beats 2007, Burh Herzberg Festival 2007 entre outros durante as duas turnês na Europa em 2006 e 2007. A “NaurÊa” apresenta “ O Sambaião” e se prepara para o lançamento do DVD Sambaião Vivo. A “NaurÊa” também se prepara para a gravação do CD “Allgazaha” e mais turnê da Europa.
No trabalho solo, Alex assume o vocal e o violão, acompanhado de Abraão Gonzaga na guitarra, Leo Airplane na sanfona e no teclado, Alemão no baixo e Arnaldo Silva na Bateria. Com seu trabalho solo, Alex lançou seu primeiro disco em 2004 chamado “Aplausos Mudos Vaias Amplificadas” gravado de março a junho de 2004 e participou do Porto Musical em Recife. Sua música “Poesia de Barro” entrou em duas coletâneas. A primeira chamada “Music From Northeast” que tinha intenção de divulgar a música nordestina em outros países. A partir dessa coletânea teve a oportunidade de participar de uma outra coletânea feita pela Luaka Bop, Selo de David Byrne, chamada “Wath’s happening in Pernambuco” que vai ser lançado nos EUA e Europa. Lançou uma Demo "O pop do forró" um EP "kda vez mais negaum", dois CDs, um chamado "Circular Cidade ou estudando o plágio" e o segundo que se chamará “Tralhas” no qual Alex Atualmente se prepara para a gravação. No cd "Tralhas" os arranjos são da "NauRêa".
Alex não se restringe ao seu leque de referências musicais. Mas de acordo com ele, as bandas e artistas que estão mais presentes em seu repertório são “Radiohead”, “Coldplay”, “Beck”, “Cake”, “Beirut”, “Björk”, “Tom Waits”, “Tom Zé”, “Karnak”, “Clara Nunes”, “Genival Lacerda”, “Cartola”, “Amy Winehouse”, “Antony And The Johnsons”, “DeVotchKa”, “Feist”, “Fiona Apple”, “Franz Ferdinand”, “Strokes”, “Gogol Bordello”, “Manu Chao”, “Orishas”, “Regina Spektor”, “Sufjan” “Stevens”, “Pato Fú”, “Lenine” e “Paulinho Moska”. As circunstâncias que ocorrem o processo de criação de Alex são indefinidas. “Não tenho um processo definido, componho andando, trabalhando, comendo e cagando”. Os temas que geralmente são abordados em suas composições são temas referentes a coisas da vida. “Gosto das coisas que aflingem o ser humano. Gosto muito de brincar com as palavras e com os sentimentos. Gosto de deixar um sorriso sem graça na cara das pessoas”. No que diz respeito à condição do artista no cenário local, Alex acredita que as dificuldades existem em qualquer lugar. “A condição do artista aqui é igual como de qualquer lugar. Ou o cara está antenado com as novidades do mundo tanto musicais como tecnológicas, ou ele fica pra trás. Não adianta ficar chorando. Tem que botar a mão na massa. O Cenário aqui não é pior do que o de recife por exemplo”.

O leitor pode encontrar o trabalho de Alex no site www.alexsantanna.com.br e no my space: www.myspace.com/alexsantanna.
Contatos diretos com Alex: o celular é (79) 9978-7735; pelo MSN: alexsantanna01@hotmail.com e outros emails como o contato@alexsantanna.com.br.

Nenhum comentário: