terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ALYSSON


Alysson nasceu em Aracaju, mas boa parte da sua infância e adolescência passou em Simão Dias,voltando depois para Aracaju onde mora a nove anos. O interesse de Alysson pela música começou ainda em Simão Dias. Ao longo de sua infância seu pai ouvia artistas como Paulo Sérgio, Paulinho da Viola e Luiz Gonzaga. Ainda nessa fase, nosso artista já escutava o rock brasileiro e internacional dos oitenta pelo rádio e pela TV, além de ter flertado com o axé music no final dessa mesma década, ouvindo “Banda Reflexu’s”, “Banda Mel”, “Banda Beijo”, “Asa de Águia”, “Daniela Mercury”, “Margareth Menezes”, “Chiclete com Banana”. De acordo com Alysson esse momento foi rápido, pois logo em seguida foi entrando na fase em que ouvia rock como “Nirvana”, “Guns n’ Roses”, “Metallica”, “Pantera”, “Raimundos”, “Sepultura”, “Planet Hemp”.
Em 97 Alysson participou da banda “Holocausto” que tocava covers do rock brasileiro dos anos oitenta. A “Holocausto” era formada por Paulo na bateria, Fernando no baixo, João nos teclados, Marcelo no violão e na guitarra e Alysson e Pedro nos vocais. Depois do término da “Holocausto”, formou a “Mundo Básico” junto com Pezão e Hipólito. A “Mundo Básico”, além de Alysson como vocal, é composta também por Adriano Pezão no baixo; Hipólito na Guitarra base; Clébson na guitarra solo e André Pererê, bateria. Na primeira formação Paulo assumia o controle da bateria. Mesmo integrando na ‘Mundo Básico”, Alysson fez parte durante uns dois anos da banda de Lagarto chamada “Tchau Radar!” integrando no vocal. Essa banda tocava somente covers. A “Tchau Radar!”era formada também por Gilvan na bateria, Cleiton nos teclados, Frankilin na guitarra e Ivo no baixo. Atualmente Alysson continua integrando a “Mundo Básico”. Pra quem não sabe, a “Mundo Básico” é uma banda que já tive oportunidade de falar a respeito na minha coluna sobre música no cinform online. A banda tem o estilo pop-rock, porém, outras estéticas transitam livremente ao longo do trabalho. “Nas nossas músicas temos elementos de punk, de pop, de samba-rock, funk, reggae, xote”. As letras falam sobre relações entre as pessoas, sejam eles expressando individualismo, desejo, amor ou sexo. Por outro lado, algumas composições giram em torno de temas relacionados à cidade de Simão Dias como as músicas “Mário (Zé Preguiça)”, “Dade” e “Mingo Fuma”. Quanto a shows, a “Mundo Básico”, além de ter tocado em festas independentes, participou também de outros projetos como “Mundo Rock Interior” em 2006, no “Encontro da diversidade cultural – ENDIC” em 2007 em Simão Dias, no “Aniversário da Rua da Cultura” também em 2007 e participará do “Crioulu’s Music” que será realizado nesse final de semana no povoado Campo do Crioulo em Lagarto.
As influências musicais de Alysson, além das já citadas anteriormente são: “Raul Seixas”, “Arnaldo Antunes”, “Nação Zumbi”, “Eddie”, “Mundo Livre S/A”, “Caetano”, “Tom Zé”, “Gilberto Gil”. As circunstâncias em que ocorre o processo de criação das composições de Alysson é indeterminado. “O processo de composição pode passar por uma idéia que tenho na rua caminhando, como durante o ensaio. Em síntese: não tem lugar e nem hora para acontecer, surge!”. No que diz respeito à situação do artista sergipano, Alysson não enxerga uma realidade muito animadora. “Como integrante de uma banda do interior vejo as dificuldades em tocar por lá. Creio que as dificuldades existem em todos os lugares, mas o lance é tentar procurar o seu público através de outros meios. A Internet está aí para ajudar nessa empreitada. Se ficarmos apenas nos lamentando sobre a situação local do artista, não mudaremos”.
A “Mundo Básico” ainda não possui material gravado, mas espera em breve anunciar o lançamento da demo. Os caras estão se programando pra gravar a demo esse ano.

O leitor que tiver interesse em entrar em contato com Alysson: o celular é 99613600, o e-mail: alyssoncristian79@hotmail.com e o orkut é Alysson.Rocha. A comunidade da Mundo Básico no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8245961.

Nenhum comentário: