sábado, 26 de janeiro de 2008

ASSIS ALMEIDA


Assis Almeida nasceu em Aracaju em agosto de 1980. Foi criado ao som de “Nelson Gonçalves”, “Altemar Dutra”, “Luiz Gonzaga”, dentre outros. Um dia sua mãe lhe deu o LP “BAD” do Michael Jackson e a partir daí Assis começou a se interessar por música internacional. Depois conheceu “U2” e ficou fã. Posteriormente conheceu o trabalho de “Legião Urbana” e “Beatles” e terminou por se apaixonar pelo rock. Assis se interessou em aprender a tocar violão com um amigo de infância. Um belo dia conheceu “Bruno Barros” (BOB) (ver a biografia de Bruno Barros no blog) e ele o motivou a compor músicas com ele. Daí então existe uma parceria entre os dois há 8 anos.
Assis entre 1999 e 2000 foi integrante da banda “Rwminat's”, uma banda de rock que tocava músicas de outras bandas como “Beatles”, “Rolling Stones”, “U2”, “Legião Urbana”, “Raul Seixas”, “Rita Lee”, “Mutantes”, etc. A “Rwminat's” era composta por Assis Almeida na guitarra base e no vocal, Binho na bateria, Daniel no teclado e Fábio Caldas no baixo e Matheus Batalha na guitarra solo. Assis participou também de trabalhos autênticos no “Sonnet”, uma banda de rock estilo britânico que durou de 2000 a 2002 e que era composta por Assis Almeida que fazia as composições, tocava baixo e fazia os vocais, Bruno Barros que também fazia as composições, tocava guitarra base e os vocais, Daniel no teclado, Matheus Batalha na guitarra solo e Ramon Ayres na bateria. A “Sonnet” tocou várias vezes no Muquifo e chegou a gravar a demo chamada “Accept the Truth”. Com exceção do tecladista, os ex-integrantes do Sonnet seguiram carreira acadêmica. Assis doutorando em física pela UFPE, BOB mestrando em design pela PUC do Rio, Matheus doutorando em psicologia pela UFBA e Ramon doutorando em psicologia pela USP. De 2003 à 2005 Assis tocou também na “Mala Mágica” com CH na bateria, Lúcio Poconé que fazia também as composições e tocava baixo, BOB nas composições, vocais e guitarra base e o próprio Assis que além de fazer as composições, atuava no vocal e na guitarra solo.
Em 2006, Assis junto com Léo Airplane e Bob, formam a “Daniel, O Invisível” que é composta por Assis Almeida que faz as composições, toca baixo, violão, guitarra solo e faz também os vocais, Bruno Barros, o BOB que além das composições, faz a guitarra base e os vocais e Léo Airplane que se responsabiliza pela produção, assume os teclados, efeitos eletrônicos e faz o backing vocal. Quem quiser saber um pouco sobre essa estratégia inovadora, recomendo que leia minha coluna sobre música no Cinform Online na qual expus uma matéria sobre a banda. A “Daniel, O Invisível” lançou dois trabalhos, um em 2007 chamado "Apresenta Sambas Para Um Amor Violeta Vol. 2" e o “Fazendo Kitsch em Ré Menor na Travessa do Último Riso” que foi lançado recentemente.
O estilo do trabalho de Assis é plural. As suas influências são: “The Beatles”, “Los Hermanos”, “U2”, “The Rolling Stones”, “Cake”, “Mutantes”, “Nelson Gonçalves” , “The Beach Boys”, “Jorge Bem Jor”, “Radiohead”, “Adoniram Barbosa”, “Capiba”, “Luiz Gonzaga”, “Numismata”, “Romulo Fróes”, “Mopho”, “Parafusa”, “Nervoso”, “Plástico Lunar”, “Snooze”e “A Banda Tropicalista do Duprat”. O processo de criação de Assis se dá de forma espontânea. “Simplesmente bate a vontade de criar e rola sem forçar a barra. Componho pouco, mas sempre de forma sincera. Geralmente esse desejo de compor surge quando eu estou depressivo”. No que diz respeito á situação do artista no cenário da música local, nosso artista reconhece que o mercado local ainda é muito pequeno. “Eu sinto que temos pouco espaço da mídia local para divulgar nosso material, de modo que seja acessível a muitas pessoas”. Assis tem como projetos futuros terminar seu doutorado em física em 2010, ser professor da UFS, montar um Stúdio em casa e fazer uma “Jam Section” todo final de semana com amigos.

O leitor que tiver interesse em conhecer o trabalho que Assis faz parte, é só acessar o site oficial de “Daniel, O Invisível”: www.danieloinvisivel.com. Lá o visitante tem acesso aos links para sites alternativos com conteúdo do Daniel. Também o leitor encontra o trabalho no myspace http://www.myspace.com/danieloinvisivel.
Quem quiser ler uma matéria sobre a banda na MP3 Magazine é só acessar o site http://www.mp3magazine.com.br/materia.jsp?idProjeto=158&idDisco=158.
A comunidade no Orkut é http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27320891

Contatos diretamente com Assis é por e-mail: assisalmeida@hotmail.com

Nenhum comentário: